História


Competência, arrojo e perfeição

A Zanoello foi fundada em 1990 na cidade de Lages, localizada no planalto serrano catarinense.

A atividade iniciou com apenas um aparelho de jato e um compressor. Em 1991, são adquiridos equipamentos e novos colaboradores são contratados, a empresa começa a tomar forma. 

Com intuito de ampliar o mercado gradativamente, foram agregados novos produtos e serviços, tais como, banners, faixas, gravação em pedras, troféus, medalhas, personalização de veículos, criação de logomarcas, dentre outros. Em pouco tempo a Zanoello domina o mercado local nos segmentos em que atua.

Visionários e atentos ao crescimento da marca, procura-se alternativas viáveis para a ampliação, desta forma, dois caminhos são revelados. O primeiro diz respeito ao aumento do leque de produtos e serviços prestados, que logo complementa o segundo que é direcionado especificamente à área de atuação. Em pouco tempo é expandida a produção em âmbito regional, logo, a Zanoello atingira o ápice em termos produtivos.

Com a influência da alta demanda, se depara com a falta de mão de obra especializada para contratação, os colaboradores sentem-se sobrecarregados, pois atendemos mais variados tipos de serviço, neste contexto, não há como agregar mais produtos sem interferir na infra-estrutura.

O cenário muda, se antes o ambiente não demonstrava limitadores de crescimento, agora o pensamento é outro, pois o grupo chega a uma conclusão pontual – “de que a empresa está no seu limite de crescimento”, - pelo fato de um amplo portfólio de produtos exclusivos e envolver diretamente a prestação de serviços, e esta automaticamente limitar a área de atuação e não alavancar a produção a outros patamares, outros sim, o nicho de mercado encontra-se explorado e para expandi-lo, invariavelmente, pensou-se em abrir filiais em outras partes do país.

O conselho analisa alguns pontos de produção prestados para definir o próximo passo a ser executado e, entendem, que os troféus e as medalhas são itens com melhor logística e possíveis de serem embalados com despacho para qualquer lugar, porém, a fabricação de troféus representava um baixo percentual no faturamento e, especializar-se nesse item, significaria abandonar a maior fatia do faturamento, responsável direto de sustento.

Na metade dos anos 1990 são consultados especialistas de outras áreas, Leonil elucida “que a grande maioria foi contraria a estratégia e argumentou-se que a Zanoello rumava na contramão do mercado”.  A tendência na época era agregar produtos para melhor aproveitamento da mão de obra das instalações e dos custos fixos, foi nesse período que os postos de combustíveis, por exemplo, implantaram as conveniências e outros serviços. Em suma, os consultores apresentam situações para a direção, em que se depara com apenas duas soluções. 1ª – ou agrega-se novos produtos. 2ª - ou assume-se sérios riscos em trabalhar exclusivamente na produção de troféus e medalhas.

 A direção optou pela segunda, ou seja, pela mudança do perfil da produção, e partir daquela manobra estratégica montou-se um planejamento estratégico para a transição e composição do novo estilo que inclui uma nova filosofia comercial.

A área comercial mudou e acompanhou toda a transformação tecnológica, com entendimento pleno das demandas de consumo que aperfeiçoaram-se naquela época, com muito criatividade. A partir da convicção de que o método de vendas sem representantes comerciais, facilitaria o atendimento no primeiro contato e também diminua as despesas.

Em números, as vendas on-line representavam 20% do faturamento, o restante eram advindas do televendas e atendimentos diretos (balcão). A atualização é continuada, no ano de 2004 é migrado o suporte para outro software, eis que surge o MSN Messenger e partir da popularização da internet, das redes sociais e outros aplicativos de comunicação, o atendimento dos clientes passam a ser 100% virtual, as carteiras de vendas – que antes eram divididas por região do país, são direcionadas por modalidade esportiva.